CAPINÓPOLIS PREV BUSCA COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Na última sexta-feira, dia 12/05, reuniram-se na sede do IPEMSA – Instituto de Previdência Municipal de Santa Vitória, o Diretor do Capinópiolis PREV, Severino Gomes da Silva e seu Contador Ronaldo Francisco Pereira; a Diretora Executiva e Gestora Financeira do IPEMSA, Isaura Maria de Oliveira e Irlah Vieira Domingues, respectivamente, para trocarem experiências sobre o sistema COMPREV.

compev

O COMPREV tem por objetivo operacionalizar a Compensação Previdenciária entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS’s) dos Servidores Públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos casos de contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadorias e pensões. Sendo assim, a compensação previdenciária seria o efetivo repasse financeiro entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os RPPS’s.

O Diretor do Capinópolis PREV, Severino Gomes, informou que em contato com o Ministério da Previdência Social obteve a indicação do RPPS do município de Santa Vitória (IPEMSA) como referência na região quanto à funcionalidade do sistema COMPREV, justificando-se assim a visita para conhecer o trabalho do IPEMSA na área da Compensação Previdenciária.

A Diretora Executiva do IPEMSA, Isaura Maria, salientou que a Compensação Previdenciária é uma das maiores dificuldades que os Gestores de Previdência enfrentam, principalmente, porque o sistema COMPREV é, sem dúvida, complexo de instalar e operacionalizar. Contudo, não obstante a complexidade do sistema, o IPEMSA está efetuando os processos COMPREV de forma ágil e precisa com o intuito de receber os valores que foram contribuídos com o INSS.

A Gestora Financeira, Irlah Vieira, disse que o IPEMSA já recebeu, desde setembro de 2016, o valor de R$ 2.323.993,14 e o fluxo mensal está em torno de R$ 32.970,83. Segundo ela, o fator Compensação Previdenciária está sendo decisivo na atenuação do equilíbrio financeiro do IPEMSA.

A reunião foi considerada proveitosa pelo Diretor do Capinópolis PREV que estabeleceu como meta enfrentar o desafio de instalar a funcionalidade da Compensação Previdenciária no RPPS do município de Capinópolis.